Garantias Locatícias
Fiança Locatícia:
O que é Fiador?
O locatário faz a indicação de uma terceira pessoa que, em caso de sua inadimplência, o dono do imóvel saberá exatamente de quem cobrar os débitos em atraso, visto que a responsabilidade pelo pagamento do aluguel, encargos, acessórios, pintura e reparos do imóvel fica registrada no contrato de locação como sendo de sua responsabilidade.
Para alugar um imóvel, o meio mais utilizado como garantia é o fiador. Últimos dados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) mostram essa realidade: a fiança foi utilizada em mais de 70% dos contratos no estado de São Paulo.
Dúvidas
Apesar da grande adesão, ainda existem algumas dúvidas sobre o fiador, sendo a primeira delas sobre até quando ele deve ser responsável pelas obrigações do locatário.
Aquele que se dispuser a ser fiador de um aluguel deve ter ciência de que será co-responsável pelo seu pagamento e, em caso de prorrogação do contrato, deverá estar de acordo em manter esse compromisso, mesmo que por prazo indeterminado.
Título de Capitalização:
O que é?
É um Título de Capitalização de pagamento único que garante, ao Inquilino, a locação do imóvel desejado sem qualquer burocracia. Dispensa comprovação de renda e fiador, além de proporcionar segurança para o Locatário e para a Imobiliária/Proprietário. O Cliente concorre todo mês a um sorteio pela Loteria Federal, no valor nominal do Título, corrigido pela TR.
Como funciona ?
Após a escolha do imóvel a ser alugado, o inquilino negocia com a Imobiliária/Proprietário o valor da garantia e adquire um Título de Capitalização no mesmo valor, garantindo a locação negociada, através de documento de vinculação de caução. O valor do Título é feito através do pagamento da ficha de compensação no banco de sua preferência. O Inquilino concorre a 12 (doze) chances de sorteio, sendo 01(uma) por mês, pela Loteria Federal.
Qual o prazo máximo para entrega do Título ?
O Garantia de Aluguel tem vigência a contar da data de sua quitação, embora os documentos relativos a operação sejam remetidos, posteriormente, em até 20 dias para o Inquilino ou Imobiliária/Proprietário.
Quando e como ocorrem os sorteios ?
O Inquilino concorre mensalmente, a um sorteio pela Loteria Federal em extração realizada no último sábado de cada mês, ao longo de 12 meses.
E se o Título for sorteado ?
Se o Título for sorteado, o Inquilino receberá gratuitamente, como prêmio, a importância correspondente a uma vez o valor nominal atualizado do Título. Mesmo que já tenha sido sorteado, o seu Título continua em vigor. Assim o Cliente tem mais chances de ganhar novamente.
Quando o Cliente começa a concorrer aos sorteios ?
No sábado seguinte a quitação da Ficha de Compensação na rede bancária lembrando que os sorteios acontecem no último sábado de cada mês.
Como o Cliente deve proceder caso não receba o Título ?
Deverá entrar em contato com a Sul América Capitalização pelo telefone 0800 707 04 04. Se preferir, o Cliente poderá entrar em contato através do nosso site na seção "Fale Conosco" para receber a orientação necessária.
O que deve ser feito em caso de extravio do Título ?
O Cliente deve imediatamente comunicar o ocorrido, à Sul América através do Serviço de Relacionamento com o Cliente e solicitar a 2a. via dos documentos, fornecendo todos os dados e detalhes sobre o plano contratado.
É possível transferir o Título ?
Sim, desde que haja a liberação da caução pela Imobiliária/Proprietário. A transferência deve ser solicitada, por escrito, à Sul América Capitalização, e se fará sem qualquer ônus.
Quanto tempo é preciso esperar para receber o valor total do resgate ?
Em no máximo 10 dias úteis, a contar da data da entrada da documentação completa na Matriz da Sul América; após o término do contrato de locação ou de liberação da caução com autorização da Imobiliária/Proprietário, o inquilino recebe o valor total do Título devidamente corrigido ou de acordo com a Tabela de Resgate (vide Condições Gerais) se resgatado antecipadamente.
É possível saber qual será o valor do resgate durante a vigência do Título ?
Sim, a qualquer momento. Basta ligar para o Serviço de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 0800 707 04 04.
No Título de Capitalização Garantia de Aluguel o resgate final é equivalente ao total investido?
Sim e um pouco mais. Ao final do plano o Inquilino recebe, em dinheiro, 103% do seu pagamento único, corrigido pela TR.
O inquilino pode desistir ao longo do Título de Capitalização ?
Sim, mas, só é possível resgatar o Título antecipadamente com a autorização da Imobiliária/Proprietário e de acordo com a Tabela de Resgate (vide Condições Gerais), após completar no mínimo um mês de vigência.
O inquilino pode resgatar o seu Título em qualquer tempo ?
O Inquilino somente poderá resgatar o seu Título após liberação da caução assinada pela Imobiliária/Proprietário.
Na hipótese da não renovação do Título a garantia de locação perde a validade?
O valor estabelecido para a garantia de locação permanece válido, apenas não sofrerá atualização de valor, após expirado o prazo de vigência.
O inquilino poderá resgatar o seu Título, antecipadamente, uma vez rompido amigavelmente o seu contrato de locação?